segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Ação por fraude em cota de gênero entra na pauta virtual do TSE

 

Entrou na pauta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o processo de fraude em cota de gênero do PSC referente às eleições de 2022. A ação de investigação judicial eleitoral (Aije) entrou na pauta virtual do tribunal com início do julgamento dia 29 de agosto e término dia 4 de setembro. Se confirmada a decisão do relator do caso, ministro André Mendonça, os votos da chapa para deputado estadual serão anulados e os deputados Wellington do Curso (Novo) e Fernando Braide (Solidariedade) perderão os mandatos.

O PSC é acusado de ter utilizado candidatura laranja nas eleições de 2022 na disputa de deputado estadual. O processo foi julgado em 2024 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão. Na ocasião, por 5 votos a favor e dois contra, o pleno decidiu que o partido fraudou a cota de gênero determinando a anualação dos votos da chapa.

A legenda e os deputados Wellington do Curso e Fernando Braide recorreram da sentença ao TSE. Em maio deste ano, o relator André Mendonça decidiu pela manutenção da decisão do TRE e determinou a anulação dos votos deixando para o pleno do tribunal o julgamento final.

Se for confirmada a decisão de André Mendonça, Braide e Wellington perdem o mandato.

Além da ação contra o PCS, outros dois partidos estão com recursos tramitando no TSE com amesma acusação de fraude em cota de gênero: Podemos e o DEM.

No caso do Podemos, o relator é o mesmo do PSC, André Mendonça e deve entrar na pauta ainda em setembro. Se for reformada a sentença do TRE (que considerou, por unanimidade, que o partido não usou candidata laranja), perdem o mandato os deputados Leandro Belo e Júnior Cascaria.

Já o caso do DEM é mais complicado porque a acusação tenta reverter decisão da relatora do processo, ministra Cármen Lúcia, que decidiu pelo arquivamento do recurso por erro formal no momento que foi protocolado do TSE.

Os advogados de acusação pedem que seja revista a decisão e que o mérito da questão contra o DEM seja levado a plenário.

Imirante


0 comments:

Postar um comentário

Fique à vontade, sua opinião é livre e de grande importância; contudo é de inteira responsabilidade do leitor e não representa a opinião do editor deste blog. Prezamos pela ética e pudor. Os comentários serão publicados em até 24 horas após análise.

Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o e-mail: srfernandomelo@gmail.com que iremos avaliar.